História

Em 1986 foi criada a Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, nasceu com o principal objetivo da preservação da Praça e sua utilização pela população, enquanto espaço público.

Levando em conta sua localização, numa região que sempre respirou arte e cultura, em agosto de 1986, foi criada a Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto, reunindo artistas, antiquários, colecionistas, artesanato, artes plásticas, área de alimentação, etc.

Para quem não sabe o primeiro artista a se apresentar na Feira de Artes foi Antonio Nóbrega, a convite do jornalista Luiz Ernesto Kawall, a apresentação foi em cima de um caixote, também em 1986, por iniciatival do Kawal e de Jorge Narciso Caleiro Filho foi criado o Museu da Voz, com a presença do jogador de futebol Leônidas da Silva, o Diamante Negro, ao lado de Carlito Maia, Julio Amaral de Oliveira, Padre Godinho, o radialista Amorim Filho e o repórter de TV Tico Tico. Já em 1996, foi constituído o Grupo de Choro da Praça, que toca tradicionalmente nas tardes de sábado na área de alimentação da Feira, das 14h30 às 18h30, espaço já reconhecido como um dos poucos para apresentação deste estilo musical genuinamente brasileiro, na cidade de São Paulo.

Reproduzir vídeo
placa benedito calixto

Em seguida, em 1999, foi criado o projeto O Autor na Praça, que promove o encontro entre o público e escritores, cartunistas, poetas no Espaço Plínio Marcos, uma tenda no meio da Feira de Artes.

Em 2000 por iniciativa da antiquaria Thereza Barata foi criado o Projeto Qualidade, com o intuito de premiar e incentivar os expositores de Antiguidades na busca da beleza, da autenticidade, e na maior qualidade da exposição apresentada, todos os sábados, aos clientes e amigos da feira.

No ano passado foi criado o projeto Cardápio Musical, que recebe músicos independentes e alternativos, no horário das 11h30 às 14h no mesmo local onde se apresenta o grupo de Choro.

A Feira recebe um público estimado em dez mil pessoas por sábado e proporciona renda e trabalho, de forma direta e indireta, para 2.000 pessoas, um evento que já foi batizado como a praia do paulistano, reunindo diversidade de sabores e saberes.

A Praia do paulistano

Há mais de

0
Anos

com público de

0
Pessoas

São

0
Beneficiados